Atração

Inicia a venda de pêssego in natura direto aos consumidores

Fruta já pode ser adquirida dos produtores nas bancas espalhadas pelo centro e bairros de Pelotas

Foto: Michel Corvello - Ascom - Em 2022, foi registrada a comercialização de duas toneladas da fruta

Até o dia 15 deste mês, os consumidores podem adquirir o pêssego direto dos produtores em bancas instaladas no centro e bairros da cidade. A 10ª Quinzena do Pêssego foi aberta oficialmente, na manhã de sexta-feira (1º), em solenidade realizada no Largo do Mercado Central, marcando atividades relacionadas à cultura e que também marcou o início da Feira Municipal do Pêssego. Confira abaixo a localização das bancas.

O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, participou da abertura oficial da 10ª Quinzena do Pêssego, que levou autoridades e produtores rurais, ao largo do Mercado. Barz destaca a importância da fruta para o desenvolvimento e história do município. “É preciso destacar que esse fruto faz parte da história de Pelotas. Nosso município é o maior produtor de pêssego no País, o que nos leva a sempre parabenizar e reconhecer o trabalho desenvolvido pelos nossos produtores rurais”, ressaltou.

Durante esses 15 dias, o fruto é amplamente divulgado e comercializado. Em 2022, foi registrada a comercialização de duas toneladas da fruta in natura, além de produtos como sucos, cucas e geleias à base de pêssego.

Da fruta produzida em Pelotas e região, mais de 90% é destinada à indústria para a fabricação da tradicional compota em lata. Entre os mais de 3,2 mil hectares de pomares do município, 425 hectares são de frutas destinadas para mesa, em pelo menos 110 propriedades. A fruta tipo indústria ocupa 2.835 hectares em 615 unidades produtivas.

Além de Pelotas, Jaguarão, Santana da Boa Vista e São Lourenço do Sul se dedicam às variedades de mesa. A Zona Sul possui 4.874 hectares de pêssego indústria em 948 unidades produtivas e 453,2 hectares de mesa em 115 propriedades. Arroio do Padre, Canguçu, Cerrito, Jaguarão, Morro Redondo e Piratini também cultivam a fruta para indústria. Os dados são do Censo Frutícola 2023 realizado pela Emater Regional.

Confira os locais

De segundas a sábados - Largo do Mercado Central

Segundas-feiras - Terra Nova, avenida 25 de Julho

Terças-feiras - avenida Dom Joaquim esquina rua Gonçalves Chaves

Quartas-feiras - avenida Fernando Osório, entrada da Lindóia

Quintas-feiras - avenida Senador Salgado Filho, próximo à Havan

Sextas-feiras - avenida Dom Joaquim, esquina rua Gonçalves Chaves

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Clima chuvoso atrapalha o plantio da soja no Estado Anterior

Clima chuvoso atrapalha o plantio da soja no Estado

Definida a programação do  evento Agroecologia 2023 Próximo

Definida a programação do evento Agroecologia 2023

Deixe seu comentário